#11 Margarida Neuparth



Hoje conversamos com Margarida Neuparth. Uma mulher de 28 anos, com 2 filhos – o Santiago de 2 anos e o Thomas com apenas 9 meses, licenciada em Gestão Hoteleira, mãe a tempo inteiro, muito simpática e atenciosa e que detesta o cliché de "mulher de jogador de futebol".

5’Tastic Moms: O que é para si ser mãe?
Margarida Neuparth: Obviamente a primeira frase que me sai é “a melhor coisa do Mundo”, e de facto é. Mas é mais que isso...é mesmo o maior prazer da vida, saber que estou a criar estes dois seres humanos, é a sensação mais especial e boa que alguém pode ter.

5’Tastic Moms: Gostou de estar grávida? O que mais gostou? E o que menos gostou?
MN: Foi um mix de sensações. Adorei estar grávida, e tenho saudades até, mas por outro lado, como tive algumas complicações nas minhas gravidezes, não tenho saudades nenhumas (dessa parte). Mas acho que as sensações boas conseguem sobrepor as más!

5’Tastic Moms: Diga-nos uma coisa que pensa sobre a maternidade, mas nunca teve coragem de expor.
MN: A maternidade é sem dúvida uma dádiva. Todos os “contras” que ela acarreta, são bastante difíceis. Nomeadamente os pós partos. Física e psicologicamente são provas, que para mim, foram bastantes duras de ultrapassar. Fisicamente foi um grande desafio para mim mesma, voltar a sentir-me bem, bonita, atraente, como antes das gravidezes! Mas não pode ser, nós mulheres e mães somos Lindas Sempre, não nos podemos esquecer de nós NUNCA!

5’Tastic Moms: Que tipo de mãe é Magarida?
MN: Sou uma mãe muito tranquila. Às vezes nem sei onde vou buscar tanta tranquilidade no meio de duas birras ao mesmo tempo. Sou muito muito protetora, sou muito lamechas e sou uma mãe que não resiste a comprar prendas para os filhos. Acho que às vezes insisto mais para termos um brinquedo que adoro em casa do que eles! :)

5’Tastic Moms: A Margarida tem 2 filhos lindos, as gravidezes foram planeadas? O que sentiu quando descobriu que estava grávida?
MN: Foram as duas planeadas, mas nenhuma delas no timing que planeamos.
Por exemplo, do Thomas decidimos então que íamos ter o segundo filho, fui ao médico para fazer os exames para ter a certeza que estava tudo ok e que podíamos avançar, e de repente já estava grávida!
Da primeira gravidez foi uma sensação muito boa, mas ao mesmo tempo muito estranha. Fartei-me de chorar. Acho que com muito medo da volta que as nossas vidas estavam prestes a dar, e com medo de não estar preparada. Do segundo já não chorei mas entrei em pânico porque tinha um bebe com um ano (foi exatamente no dia do primeiro aniversário do Santiago que soube que estava grávida outra vez) e tive mais uma vez medo de não ser capaz! 

5’Tastic Moms: Alterou a sua maneira de agir, enquanto mãe, do primeiro para o segundo filho? Se sim, em quê?
MN: Não. Não alterei em nada a minha maneira de agir. A única coisa que alterou foi mesmo as horas de sono, que conseguiram diminuir ainda mais. :)

5’Tastic Moms: Quais são os seus maiores receios/medos como mãe? E como mulher?
MN: Como mãe, as doenças. Infelizmente já tive os meus dois filhos internados, felizmente com nada de muito grave, mas assisti a várias situações que me assustaram. É uma realidade muito dura de enfrentar…e acho que aprendi muito com isso.
Como mulher, o meu maior medo é não conseguir fazer tudo o que planeio para a minha vida.

5’Tastic Moms: Do que sente mais falta da sua vida antes de seres mãe?
MN: Dormir! Esta pergunta é muito fácil para mim, e toda a gente que me conhece sabe que iria ser esta a minha resposta. Não tenho filhos fáceis durante a noite (OS DOIS) e a privação do sono é uma coisa que me afeta bastante! Mas...That's mummy's life :)

5’Tastic Moms: Diga-nos uma coisa boa e uma menos boa que ganhou com a maternidade
MN: A melhor coisa que ganhei com a maternidade foi a maturidade! Sinto que cresci e cresço imenso todos os dias com os meus filhos!
A menos boa que ganhei (ou neste caso perdi) foram os cabelos, as unhas, as gorduras (essas ganhei), mas como diz o meu obstetra “faz tudo parte do contrato”.
 
5’Tastic Moms: Se pudesse deixar um conselho que quem foi mãe há pouco tempo, qual seria?
MN: Aproveitem cada minuto com o que realmente vos apetece fazer!! Se querem dormir com eles, durmam com eles! Se querem dar um boião de fruta em vez de ir cozer uma, deem um boião de fruta! Descompliquem...Não sigam tanto o “livro de instruções”… Façam o que realmente vos apetece!! Mas...Nunca se esqueçam do Pai, nem de vocês próprias.

5’Tastic Moms: Qual é o papel do Adrien na vida dos seus filhos?
MN: O Adrien faz tudo aos miúdos. Desde sempre. Muda fraldas, dá banhos, dá jantares, adormece, passeia, brinca… TUDO. Como também passa algum tempo fora de casa, tenta compensar muito o tempo “perdido”. É um super pai, Mesmo!
AH… e também é o pai que zanga quando e preciso!! (mais que a mãe!)

5’Tastic Moms: Que situação já a levou a dizer ou a pensar “Porque o filho é meu, porra!”?
MN: Há pouco respondi “durmam com os vossos filhos se vos apetecer”, e foi exatamente numa situação dessas que já pensei, e disse isso. As pessoas têm imenso a ideia que não devemos dormir com as crianças, e que isso os habitua mal, e que têm e que estar no quarto deles e na cama deles… Essa é a coisa que mais me irrita quando opinam. Os nossos filhos dormem connosco quando nos apetece e quando lhes apetece a eles! Não dormem connosco todos os dias, sabem dormir connosco e voltar para o quarto deles no dia a seguir sem birras. Porque foram habituados a tal!!
5’Tastic Moms: Os meus filhos são… (termina a frase)
MN: A minha vida. Costumo dizer-lhes várias vezes para os acalmar “a mãe está aqui. E vamos estar sempre e para sempre juntinhos”.

Comentários