#7 Marta Andrino




Hoje conversamos com Marta Andrino. Uma mulher de 29 anos, com 1 filho – o Manuel com 1 aninho, é atriz e apresentadora do programa Câmara Exclusiva e uma mãe super babada.

Espero que gostem da nossa conversa.

5’Tastic Moms: Quem é a Marta Andrino?
Marta Andrino: Uma mulher, uma menina, uma mãe, uma aventureira, uma filha, uma amiga, uma tia… Sou um bocadinho de tudo, talvez por isso tenha escolhido ser atriz, para poder ser ainda outras coisas, que nunca imaginaria.

5’Tastic Moms: O que é para si ser mãe?
MA: Além do amor imensurável que sinto e que cresce todos os dias, é fazer do Manuel uma criança feliz para vir a ser um adulto feliz.

5’Tastic Moms: Gostou de estar grávida? O que mais gostou? E o que menos gostou?
MA: Amei estar grávida. Foram 40 semanas lindas, muito vividas e que estão guardadas na minha memória num lugar muito especial. O que mais gostei foi senti-lo, o que menos gostei já nem lembro. Gostei de tudo, por mais estranho que pareça, porque sei que tudo fez parte.

5’Tastic Moms: Marta, a gravidez do Manuel foi planeada? O que sentiu quando descobriu que estava grávida?
MA: Claro que foi planeada e quando descobri que estava grávida só queria ir até à janela gritar ao mundo.

5’Tastic Moms: Quais são os seus maiores receios/medos como mãe? E como mulher?
MA: O maior receio é não voltar para junto dele, que lhe falte “mãe”. A ser mãe é ele que me ensina, a somar ao meu instinto natural. Só tenho medo que ele esteja à minha espera e eu não chegue, porque o resto, a ser uma boa mãe, faço por isso a toda a hora, em cada escolha para ele e para mim.

5’Tastic Moms: Que tipo de mãe é a Marta?
MA: Uma mãe muito descontraída. Aceito cada fase dele e isso torna tudo mais fácil.

5’Tastic Moms: Quais são as suas rotinas diárias enquanto mãe e mulher?
MA: Estar com ele, mais estar com ele, ir trabalhar, voltar a estar com ele e quando o adormecer, estar com o meu homem. Embora não seja uma mulher de rotinas, aliás não gosto nada de rotinas, estes são os momentos mais importantes do meu dia. A somar a isto, tenho a lida da casa, encontros profissionais, sociais, com os amigos, momentos de lazer, a dois, a três ou com a família toda reunida e ainda os momentos só para mim e só comigo.

5’Tastic Moms: A Marta é atriz e apresentadora de televisão. Como consegue conciliar todos os seus projetos, se o dia só tem 24horas, e ainda ser mãe do pequeno Manuel?
MA: Estar a 100% por onde quer que passe. Não costumo deixar nada para o dia seguinte e o mais importante é estar de corpo e alma no trabalho e em casa. Para isso tenho de dormir 8h e assim ter a energia para fazer tudo a que me proponho.

5’Tastic Moms: Se a Marta pudesse deixar um conselho para quem foi mãe há pouco tempo, qual seria?
MA: APROVEITEM CADA MOMENTO. Oiço tantas vezes e é tão verdade: “PASSA TÃO, MAS TÃO DEPRESSA”. O Manuel já fez 12 meses!? Não posso perder uma pitada que seja.

5’Tastic Moms: O Frederico assistiu ao parto do Manuel? Qual foi a sua reação?
MA: Claro que sim. O Frederico teve presente em TODOS os momentos. Desde que descobri que estava grávida que somos sempre três. No parto estava simplesmente ao meu/nosso lado a dar a força necessária, e confesso que é um Pai muito chorão.

5’Tastic Moms: Qual é o papel do Frederico na vida do Manuel?
MA: É o de Pai, com tudo o que isso implica: mudar a fralda, adormecer, brincar, dar banho, dar as refeições, ir buscar a mãe ao trabalho… Por mais que uma Mãe ache que consegue fazer tudo sozinha, que consegue, torna tudo tão mais fácil e bonito se for feito de forma partilhada. Fazemos sempre tudo em conjunto, principalmente quando é a primeira vez que o Manuel passa por uma situação nova.

5’Tastic Moms: Que situação já a levou a dizer ou a pensar “Porque o filho é meu, porra!”?
MA: Estar com o meu filho no colo e chegar alguém, que não conheço mas é amigo de um amigo de um amigo, e sem pedir tira-mo dos braços. Não cheguei a dizer a frase, mas estava a soar em letras maiúsculas na minha cabeça. E a minha cara deve ter espelhado isso, porque depois perguntaram-me “Mas posso pegar, não posso?”. A minha resposta foi um sorriso forçado.

5’Tastic Moms: O meu filho é… (termine a frase)
MA: a melhor coisa do meu mundo!

Obrigada Marta pelo seu testemunho.

Comentários