#15 Sandra Santos



Estivemos à conversa com a Sandra Santos. Uma mulher de 34 anos, com 1 filha- a Francisca com 16 meses, nutricionista, atriz , autora do blog "Papinhas da Xica" e uma mãe super babada e atenciosa.


5’Tastic Moms: Quem é a Sandra?
Sandra Santos:  Confesso que não gosto nada de responder a este género de perguntas... Já que no fundo sou uma pessoas como tantas outras, que por acaso (ou não) é nutricionista, atriz e blogger... Sou completamente apaixonada pela minha filha. Viajar é o meu maior vicio e, embora adore viver em Lisboa, não posso sem o aconchego da minha grande família portuense.

5’Tastic Moms: O que é para si ser mãe?
SS: Ser mãe para mim é um lugar. Um lugar, que construímos juntas, dia após dia, um lugar onde o amor é maior, o maior do Mundo, que não acaba ou esmorece. Um lugar iluminada pelo sorriso da minha Francisca.

5'Tastic Moms: A Sandra gostou de estar grávida? Diga-nos o que mais gostou e o que menos gostou.
SS:  Nem por isso... Correu tudo lindamente. Não tive grandes transtornos, excepto os tradicionais enjoos do primeiro trimestre mas é simplesmente muito tempo para passear o barrigão.


5’Tastic Moms: Quais são os seus maiores receios/medos como mãe? E como mulher?
SS: Enquanto mãe, sei que vou falar em muitas coisas e muitas vezes mas honestamente não vivo obcecada com isso porque todos os dias dou o meu melhor, com um amor absolutamente incondicional. Por isso, o meu principal receio é que possa acontecer alguma coisa má ou grave à minha filha que eu não consiga impedir, prever ou resolver. Assustam-me todos aquele fatores que não são susceptiveis de serem controlados por mim e que, perante eles, um dia, me venha a sentir completamente impotente.
Enquanto mulher, uma das coisas que tenho medo é de não me sentir realizada, quer a nível pessoal quer profissional.

5'Tastic Moms: Do que sentes mais falta da tua vida antes de seres mãe?
SS: Da espontaneidade, de dormir até às tantas, das viagens sem destino e de um bom gin tónico (ainda amamento)!

5’Tastic Moms: Agora que a Francisca já tem 16 meses, o que pensa a Sandra sobre a amamentação?
SSEm relação à amamentação, vivemos um dia de cada vez! Ela adora a maminha por isso presumo que ainda vou continuar a amamentar durante mais algum tempo mas recentemente introduzi a fórmula, que me permite uma maior liberdade e um menor dispêndio calórico, visto que fisicamente durante o ultimo ano perdi imenso peso e fisicamente estava a ressentir-me. Assim encontramos um equilíbrio entre o que é o melhor para mim, sem que ela tenha de perder aquilo que mais gosta: a maminha da mamã!

5’Tastic Moms: A Sandra e o João resolveram criar recentemente o blogue Papinhas da Xica. Qual foi o propósito para a criação do mesmo? E quais são os seus objetivos?
SS: Hoje em dia toda a gente fala da nutrição, da alimentação saudável e nunca como antes houve tanta desinformação e partilha de mitos como se de verdades absolutas se tratassem. Assim, a ideia de partilhar informação, sustentada com o ponto de vista cientifico mas de forma simples, leve e próxima dos nossos leitores, partindo das nossas vivências e peripécias enquanto pais de primeira viagem!

5’Tastic Moms: Um dos principais objetivos do vosso blogue é ajudar os pais na diversificação alimentar. Foi fácil, para vocês enquanto pais de primeira viagem, começar a fazer a introdução dos alimentos sólidos à Francisca?
SS: Sim, foi muito fácil, especialmente porque a Francisca é um bom garfo!! Então é um delícia cozinhar para ela e leva-la por esta viagem da descoberta de novos alimentos, sabores, cheiros e texturas. Estamos a adorar esta aventura!

5’Tastic Moms: Como pode motivar aqueles pais assim um pouco mais preguiçosos a aderir a esse tipo de alimentação?
SS: Os nosso hábitos e preferências alimentares começam ainda na barriguinha da nossa mãe e são determinantes não só no nosso comportamento alimentar futuro como no risco de virmos a desenvolver doenças como a obesidade, diabetes, entre outras. Por isso é fundamental oferecermos uma alimentação saudável e consciente, desde os primeiros momento da vida do nosso bebé.

5’Tastic Moms: A ideia da alimentação infantil saudável parte da Sandra enquanto nutricionista. A Francisca gosta das papinhas saudáveis?
SS: Adora!!!!

5’Tastic Moms: A minha filha é … (termine a frase)
SS: Linda!!!

Obrigada Sandra pelo seu testemunho 😀

Comentários